Pesquisar Assuntos Neste Blog

21 de mai. de 2012

Saulo de Tarso: “Senhor, que farei?”




 Em Atos dos Apóstolos (9:11) há o registro de que logo após o momento em que Saulo teve a visão do Cristo, o rabino perguntou: “Senhor, que farei?”.1 Na septuagenária obra Paulo e Estêvão, Emmanuel cita outra tradução do livro redigido por Lucas, o evangelista; emprega a expressão: “– Senhor, que queres que eu faça?”,2 e menciona o versículo com ligeira alteração na numeração. O importante é analisar a essência da questão colocada por Saulo de Tarso. O chamamento a Saulo e sua profunda mudança para Paulo deve merecer muitas reflexões. Impactado pela Luz Superior, o doutor da lei cai ao solo... Com o gesto, ruía todo um mundo construído na base da intelectualidade e do orgulho. De repente, o sábio religioso fica enceguecido e necessitado de apoio.

Ali se iniciava uma nova trajetória para que ele abrisse os olhos e se levantasse. O homem poderoso de Jerusalém passa a depender de auxílio. E o Mestre lhe oferece a indicação inicial para o ingresso na cidade de Damasco. Este episódio da queda nos remete àquilo que se diz muitas vezes: “é necessário descer, para poder subir...”. Honório Abreu destaca que “precisamos nos levantar, mas espiritualmente falando [...] O vertical é o de quem acorda e se ergue”.3
A transformação do doutor da lei se inicia com os auspícios da “lei de cooperação entre os homens”, conforme Emmanuel discorre sobre o citado trecho de Atos, em outra obra psicografada por Chico Xavier. Destaca, referindo-se ao contato e apoio que Saulo teria em Damasco: “[...] foi obrigado a socorrer-se de Ananias para iniciar a tarefa redentora que lhe cabia junto dos homens”.4
Com o acolhimento dos seguidores do Cristo, Saulo se fortalece e passa a preparar-se para o novo “fazer”, com etapas de muita meditação e de estudo sobre as informações que existiam acerca da ação do então recém-crucificado. Aos poucos, tornou-se forte para empreender a nova etapa de sua vida. Enfrenta decepções, dissabores e restrições, mas segue o rumo da simplicidade e da difusão da mensagem da Boa Nova. Efetivamente, recupera-se da cegueira do ofuscamento da grande luz, e abre os olhos para novos contextos. Nas etapas iniciais de suas revisões existenciais, Saulo sentiu-se arrebatado para uma outra dimensão – depois relatado por ele na II Epístola aos Coríntios  (12:2-4) –, e, em seguida, ao despertar,viu os Espíritos Estêvão e Abigail:5

Os dois irmãos, que voltavam a encorajá-lo, aproximaram-se com generoso sorriso. – Levanta-te, Saulo! – disse Estêvão com profunda bondade. – Que é isso? Choras? – perguntou Abigail em tom blandicioso.
 – Estarias desalentado quando a tarefa apenas começa? [...]
– Saulo, não te detenhas no passado! Quem haverá, no mundo, isento de erros?! Só Jesus foi puro!...

Ante as perguntas mentais que Saulo elaborava, Abigail ia esclarecendo com muita ternura e uma compreensão diferente felicitava-o para o reinício da jornada no mundo. Guardaria o lema de Abigail, para sempre. O amor, o trabalho, a esperança e o perdão seriam seus companheiros inseparáveis.5

Saulo “levantou-se” e superou seu passado. Desfraldou a bandeira do Cristianismo, transformando-se em exemplo vivo de dedicação ao bem e no maior disseminador da mensagem inovadora. O citado Autor espiritual prossegue nos seus comentários e conclama a todos nós: [...] se levantem do passado e penetrem a luta edificante de cada dia, na Terra, porquanto, no trabalho sincero da cooperação fraternal, receberão de Jesus o esclarecimento acerca do que lhes convém fazer.4

O episódio merece uma transposição ao contexto atual. Pelo acolhimento fraterno nos centros espíritas poderemos apoiar muitas almas que chegam premidas pela dor, mas detentoras de grande potencial para a ação no bem. O esclarecimento com base nos princípios espíritas e a oportunidade de trabalho enobrecedor contribuem para o natural amadurecimento que ocorre simultaneamente às reflexões de natureza espiritual. O novo “fazer” pode transformar muitas pessoas, de acordo com O Livro dos Espíritos, como partícipes do processo de “instruir e esclarecer os homens, abrindo uma Nova Era para a regeneração da Humanidade”,6 mas com coerência: “Lembra-te de que os Espíritos bons só dispensam assistência aos que servem a Deus com humildade e desinteresse, e que repudiam a todo aquele que busca, no caminho do Céu, um degrau para as coisas da Terra; eles se afastam do orgulhoso e do ambicioso”.6
A ação seguirá a orientação que emana da proposta espírita, fundamentada no ensino moral do Cristo, com os caminhos clareados pela inspiração e iluminação do Alto: “Eu sou a Luz do mundo; quem me segue não anda em treva, mas terá a luz da vida”  (João, 8:12).
7


Antonio Cesar Perri de Carvalho


Referências:
1A BÍBLIA SAGRADA. Trad. João Ferreira de Almeida. Edição corrigida e revisada fiel ao texto original. São Paulo: Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil, 2007.
2XAVIER, Francisco C. Paulo e Estêvão. Pelo Espírito Emmanuel. 4. ed. esp. 4. reimp. Rio de Janeiro: FEB, 2010. Breve notícia, p. 9.
3ABREU, Honório O. Luz imperecível. Estudo interpretativo do Evangelho à luz da Doutrina Espírita. 6. ed. Belo Horizonte: União Espírita Mineira, 2009. Cap. 214, p. 418.
4XAVIER, Francisco C. Caminho, verdade e vida. Pelo Espírito Emmanuel. 28. ed. 4. reimp. Rio de Janeiro: FEB, 2011. Cap. 39, p. 93-94.
5______. Paulo e Estêvão. Pelo Espírito Emmanuel. 4. ed. esp. 4. reimp. Rio de Janeiro: FEB, 2010. Pt. 2, cap. 3, p. 328-335.
6KARDEC, Allan. O livro dos espíritos. Trad. Evandro Noleto Bezerra. 2. ed. 1. reimp Rio de Janeiro: FEB, 2011. Prolegômenos, p. 70 e 72.
7DIAS, Haroldo Dutra. (Trad.) O novo testamento. Brasília: Edicei, 2010.

0 comentários:

Postar um comentário

VOTE AQUI

Postagens Populares

Isto não é Espiritismo - Frases, Fotos e Luzes

Minha lista de blogs

POST POR ASSUNTOS

a (1) ABORTO (9) ADULTÉRIO (1) ALCOOLISMO (1) Allan Kardec (11) ALMA (2) ANENCEFALIA (5) ANIMAIS (4) ANIMISMO (5) ANJOS (2) ANOREXIA (1) ANSIEDADE (1) APARIÇÕES (4) Artigo (524) AS DORES DA ALMA (12) AS DORES DA ALMA;ORGULHO (1) ÁUDIO E VIDEO (2) BIOGRAFIA (12) BULLYING (2) CALUNIA (4) CÂNCER (1) CARÊNCIA (1) CARIDADE (14) CARNAVAL (4) CASAMENTO (6) CASOS (5) CATARINA DE SIENA (1) CENTRO ESPIRITA (3) CHACRA (1) CHICO XAVIER (243) CIRURGIAS ESPIRITUAIS (6) CIUMES (2) CLONAGEM (1) CONVIVER E MELHORAR (7) CREMAÇÃO (1) CRIANÇA INDIGOS (8) CRIANÇAS (8) CULPA (1) DEPRESSÃO (16) DIALOGO COM AS SOMBRAS (28) DIVALDO FRANCO (145) DIVORCIO (2) DOAÇÃO DE ORGÃOS (1) DOENÇAS (8) DORA INCONTRI (12) DOWNLOAD (5) DUENDES (1) EMMANUEL (67) ENTREVISTA (25) EQM (4) ESPIRITISMO (5) ESPIRITO (26) EUTANÁSIA (4) EVENTO (121) EXILADOS DE CAPELA (2) FAMILIA (26) FANATISMO (3) (2) FEIRA DO LIVRO ESPIRITA (11) FELICIDADE (5) FILHO ADOTIVO (6) FILHOS (22) FILME (36) FINADOS (4) FLUIDO (2) FOTOS (17) GUERRA (2) HOMOSSEXUALIDADE (20) HUMOR (4) INVEJA (2) Joana de Ângelis (100) JORGE HESSEN (24) JORGE HESSEN art (3) LIVRE ARBITRIO (4) LIVRO (56) LIVRO DOS ESPIRITOS (2) LUTO (2) MÃE (3) MÁGOA (5) MALEDICÊNCIA (2) MARILYN MONROE (1) MEDIUM (67) MEDIUNIDADE (83) MELANCOLIA (1) MELINDRE (4) MENSAGEM (375) MESA GIRANTE (2) MÔNICA DE CASTRO (8) MORTE (60) MOURA FÉ (62) MUSICA (6) NILZA AZEVEDO (10) NOTICIAS (236) OBSESSÂO (20) ORGULHO (3) PASCOA (2) PÁSCOA (3) PASSE (9) PEDOFILIA (2) PERDÃO (15) PERISPIRITO (6) PERSONAGEM DA BOA NOVA (6) PINTURA MEDIUNICA (4) POESIA (10) PRECONCEITO (22) PROVAS (13) PSICOGRAFIA (4) QUALIDADE NA PRATICA MEDIUNICA (10) RECOMEÇAR (2) REENCARNAÇÃO (37) REFLEXÃO (104) RELACIONAMENTO (35) RELIGIÃO (1) RENOVANDO ATITUDES (31) S (1) SEMESPI (17) SEXO (14) Síndrome de Down (1) Síndrome do Pânico (1) SOLIDÃO (2) SONAMBULISMO (4) SUICIDIO (11) TATUAGEM (1) TOLERANCIA (3) TÓXICOS (5) TRAGÉDIA (5) TRANSTORNO BIPOLAR (1) TRISTEZA (1) VAIDADE (2) VAMPIRISMO (5) VIAGEM ASTRAL / DESDOBRAMENTO (1) VIDEO (28) VINHA DE LUZ (3) VIOLENCIA (2) ZIBIA GASPARETTO (6)